9 de abril de 2012

Uma Fazenda em África



O livro que terminei e “devorei” nestes dias quem que estive fora foi este da imagem, de João Pedro Marques. Este é o segundo romance deste autor, mas foi o primeiro que li.

O drama passa-se durante o processo de colonização de Moçâmedes, no sul de Angola, que teve início em meados do século XIX, por um grupo de portugueses vindos do Brasil.

O livro é contagiante e não consegui parar de ler. Achei que tem dois capítulos demasiado longos e, que portanto a história ganhava se não fossem tão detalhados uma vez que corremos os risco de nos perder do essencial. Mas de uma forma geral está muitíssimo bem escrito e tem um enredo tão detalhado, com tantas personagens e tantos cenários que se tornou riquíssimo e me permitiu de facto fazer uma viagem até ao Século XIX, e a Moçâmedes. Agora uma coisa aconselho a quem poderá lê-lo em breve: não é um livro que se possa ler muito espaçadamente, pois como tem um enredo tão rico se passa à volta da vida de tantase tão diferentes personagens, parece-me que se não o tivesse lido de uma forma seguida (o que normalmente também não devia acontecer, porque sou uma “devoradora” de livros), talvez me tivesse perdido um pouco.

Ler é um dos meus passatempos favoritos. Acho que nos permite viajar, conhecer outros locais, outras pessoas (mesmo que fictícias) e que nos permite aprender muitíssimo. Gosto de muitos géneros de literatura, mas o que mais tenho lido nos últimos tempos têm sido romances. E este que acabei de ler, surgiu do nada. Estava a fazer uma das deambulações que costumo fazer pelas livrarias à procura do próximo livro a ler, e este chamou-se a atenção. Gosto particularmente de livros que nos reportem a momentos históricos (principalmente da História de Portugal), e já li imensos passados noutros tempos e noutras épocas, por isso este foi mais um que me enriqueceu e que aconselho vivamente. 

Sem comentários: