29 de julho de 2013

A Mão do Diabo


Já há mais de duas semana (se calhar até já há três – ando toda trocada com o tempo) que acabei este livro e ainda não tinha feito aqui um post sobre ele. Shame on me!!!
Mas sobre o livro, tenho de confessar que não adorei. Não simpatizo muito com José Rodrigues dos Santos, quer enquanto jornalista, quer enquanto escritor. Há um livro dele (a Ilha das Trevas) que nem consegui acabar de ler por tão desinteressada que fiquei. Mas também tenho de confessar que o Anjo Branco é maravilhoso e que devorei cada palavra do livro. Mas ai, também acho que pesou muito o facto de eu ADORAR tudo o que sejam histórias ligadas às nossas ex-colónias, Estado Novo e pré 25 de Abril.
Mas voltando à Mão do Diado, acho que a história é super interessante, mas como sempre, o Zézito exagerou nas descrições sobre o tema (neste caso a crise mundial). Acho que em certos momentos até se repete um bocado o que acaba por nos levar a ficar um tudo ou nada aborrecidos. Seja como for, o tema do livro é super actual e faz-nos um enquadramento muito bom sobre o que estamos a viver. Pena o autor não ter conseguido interligar melhor isso com a história, e, principalmente no final, ter-nos dado um epilogo tão pobre. É que depois de tudo o que as personagens principais passam ao longo do livro, no final os “mauzões” acabarem como acabaram é de bradar aos céus. Eu sei que na vida real é assim, mas bolas... se isto é um livro e tem obviamente um quê de ficção, ao menos na história podia ter acabado tudo um pouco melhor.
E por ai, já leram este livro? Opiniões?

Deixo-vos a sinopse para quem ainda não leu, mas pode interessar-se:
A crise atingiu Tomás Noronha. Devido às medidas de austeridade, o historiador é despedido da faculdade e tem de se candidatar ao subsídio de desemprego. À porta do centro de emprego, Tomás é interpelado por um velho amigo do liceu perseguido por desconhecidos.

O fugitivo escondeu um DVD escaldante que compromete os responsáveis pela crise, mas para o encontrar Tomás terá de decifrar um criptograma enigmático.

O Tribunal Penal Internacional instaurou um processo aos autores da crise por crimes contra a humanidade. Para que este processo seja bem-sucedido, e apesar da perseguição implacável montada por um bando de assassinos, é imperativo que Tomás decifre o criptograma e localize o DVD com o mais perigoso segredo do mundo.

A verdade oculta sobre a crise.

Numa aventura vertiginosa que nos transporta ao coração mais tenebroso da alta política e finança, José Rodrigues dos Santos volta a impor-se como o grande mestre do mistério. Além de ser um romance de cortar o fôlego, A Mão do Diabo divulga informação verdadeira e revela-se um precioso guia para entender a crise, conhecer os seus autores e compreender o que nos reserva o futuro.


Só uma notinha final para dizer que esta parte do “ser um romance de cortar o fôlego”, é completamente exagerada!


Beijinhos*

1 comentário:

R! disse...

*já li e como em todos os outros (tirando a Ilha das Trevas, que é mais uma reportagem que outra coisa) achei o livro maçudo. para mim, ele tem o bom de fazer a pesquisa necessária para escrever o livro, de modo a que consigamos aprender alguma coisa, mas as descrições são de tal modo chatas e longas que logo perdemos o fio à meada.